Home / Tecnologia / Gabão empossa ex-chefe militar Oligui como presidente

Gabão empossa ex-chefe militar Oligui como presidente

Brice Oligui Nguema, que anteriormente liderou um golpe de Estado no Gabão, tomou posse como presidente após uma vitória eleitoral avassaladora no mês passado, recebendo quase 95% dos votos. O ex-general, que esteve à frente do governo militar que retirou Ali Bongo do poder em Agosto de 2023, inicia agora o seu mandato oficial, depois de comandar um governo de transição durante 19 meses.

A cerimónia de posse decorreu no Estádio Angondje, situado a norte da capital, Libreville, e reuniu cerca de 40 mil apoiantes. O evento contou também com a presença de mais de 20 chefes de Estado africanos, incluindo Adama Barrow, da Gâmbia, Bassirou Diomaye Faye, do Senegal, Ismail Omar Guelleh, do Djibuti, e Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, da Guiné Equatorial. Segundo o portal opais, Felix Tshisekedi, presidente da República Democrática do Congo, também marcou presença.

As ruas da capital foram tomadas por milhares de pessoas que se deslocaram para assistir à cerimónia, a qual foi complementada por actuações artísticas e um desfile militar ao longo da orla de Libreville.

Oligui enfrenta agora o desafio de liderar um país rico em petróleo, mas cuja economia precisa de reformas estruturais significativas e de uma diversificação urgente, dado o elevado nível de endividamento. Antigo responsável pela Guarda Republicana de elite, Oligui assumiu o compromisso de romper com as práticas dinásticas que marcaram a história recente do Gabão.

Numa declaração à Al Jazeera, na sua primeira entrevista internacional desde a eleição, Oligui expressou a sua determinação em “restaurar a dignidade do povo gabonês”, sublinhando uma nova era para o país.