Home / Tecnologia / SNJ alerta para riscos do uso da Inteligência Artificial

SNJ alerta para riscos do uso da Inteligência Artificial

O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) emitiu um alerta sobre os eventuais perigos que a Inteligência Artificial (IA) pode representar para o jornalismo, especialmente no contexto moçambicano, onde o sector da comunicação social ainda necessita de reformas legislativas, incluindo regulamentações para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. No entanto, o SNJ reconhece que a IA também pode trazer benefícios, como maior eficiência no trabalho dos jornalistas, melhor acessibilidade multilinguística à informação e um aperfeiçoamento na análise de dados.

Este alerta é relevante, sobretudo, nas celebrações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, cuja temática este ano se centra no “Reportagem no admirável mundo novo – o impacto da inteligência artificial na liberdade de imprensa e na media”. Entre os riscos associados ao uso da IA no jornalismo, o SNJ destaca a possibilidade de desinformação, disseminação de informações enganosas, e a ameaça de vigilância sobre os profissionais da comunicação. Por conta disso, o sindicato defende o uso responsável das ferramentas oferecidas pela inteligência artificial, conforme salientado.

Entretanto, a UNESCO sublinha que a inteligência artificial está a modificar significativamente a prática jornalística, disponibilizando soluções que enriquecem o jornalismo de investigação, a elaboração de conteúdos e a verificação de factos. Segundo o portal jornalnoticias, é crucial abordar de forma equilibrada o uso da tecnologia para maximizar seus benefícios e minimizar os riscos inerentes.