O Presidente da República, Daniel Chapo, dirigiu uma mensagem de reconhecimento e gratidão aos jornalistas e profissionais da comunicação social moçambicanos, em ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Numa manifestação de apoio, Chapo reforçou o empenho do Governo em assegurar um ambiente no qual a imprensa possa operar de forma livre, segura e responsável.
Nesta celebração, que este ano se desenrola sob o lema “Reportando no Bravo Novo Mundo: O Impacto da Inteligência Artificial sobre a Liberdade de Imprensa e a Comunicação Social”, o Presidente evidenciou a importância de discutir os novos desafios e oportunidades que a tecnologia traz para o jornalismo atual. “Ao celebrarmos esta efeméride, prestamos uma homenagem sincera aos jornalistas moçambicanos e aos profissionais da comunicação social pelo seu papel inestimável na consolidação da democracia e na promoção de uma cidadania activa e informada”, sublinhou.
Segundo o portal opais, Daniel Chapo frisou a relevância de uma imprensa livre como pilar essencial de sociedades justas e inclusivas, atuando como guardiã da verdade e promotora de transparência e responsabilidade pública. Neste contexto, reafirmou o compromisso do Governo de Moçambique para com os valores democráticos fundamentais. “Neste dia, o Governo renova o seu compromisso inabalável com a liberdade de imprensa, com a proteção dos direitos dos jornalistas e com a criação de condições cada vez mais seguras, éticas e profissionais para o exercício do jornalismo no nosso país”, afirmou.
O Presidente reconheceu ainda o valioso papel do Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA), como parceiro na promoção de um ambiente mediático plural e independente, comprometido com os valores democráticos. Com um apelo inclusivo, Daniel Chapo convidou todos os actores sociais, políticos e económicos a valorizarem a imprensa como um meio de alcançar a paz, a coesão nacional e o desenvolvimento sustentável, enquanto reafirma o compromisso do país com a liberdade de expressão e um jornalismo responsável e voltado para o bem comum.