Home / Tecnologia / Fórum de Diplomacia, Turismo e Investimento: a ‘’casa comum’’ das ambições de toda a África

Fórum de Diplomacia, Turismo e Investimento: a ‘’casa comum’’ das ambições de toda a África

A jornada rumo ao Fórum Africano de Diplomacia, Turismo e Investimento (ADTIF 2025) foi oficialmente inaugurada esta semana, avançando com a preparação de um evento que se promete marcante. Organizado por uma coligação que inclui a African Tourism Board, a African Union Sixth Region Global e a African Travel Commission, em colaboração com o Ministério da Economia de Moçambique, o fórum terá lugar entre 20 e 22 de Agosto de 2025 no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, integrando as festividades do Jubileu dos 50 anos da Independência de Moçambique.

No primeiro encontro formal de preparação do ADTIF 2025, que ocorreu no Hotel Polana Serena em Maputo, a Comissão Organizadora prestou esclarecimentos aos Altos Comissários e Embaixadores Africanos presentes sobre o andamento da organização deste importante evento. “Moçambique tem a honra de acolher este fórum, mas ele é de toda África. É um espaço para unir esforços, promover o diálogo e criar parcerias de investimento que reflitam as nossas ambições comuns”, sublinhou o Embaixador Mussagy Jeichande, uma das vozes respeitadas do corpo diplomático de Moçambique.

Para aprofundar as discussões e fortalecer as alianças, o encontro foi uma oportunidade para esclarecer os objetivos centrais do evento, que pretendem centralizar o turismo e a diplomacia económica como motores de integração africana. Durante a reunião, o Embaixador Jeichande, juntamente com Jeremias Manussa e Linda Fernando da Comissão Organizadora, atualizou os diplomatas africanos sobre os esforços em curso para garantir o sucesso do fórum, elucidando como esta iniciativa se alinha aos grandes objetivos do continente em busca de integração e desenvolvimento económico.

Jeremias Manussa, Conselheiro do Ministro da Economia para o turismo, destacou Moçambique como um destino com potencial para investimentos no setor turístico. Ele propôs uma sessão dedicada aos diplomatas que visa explorar as oportunidades do país no âmbito do turismo sustentável. Linda Fernando, responsável pelas parcerias com o sector privado na ATB, reforçou que “este fórum é uma construção coletiva. Não é apenas um evento, mas uma plataforma continental para que cada voz africana seja ouvida com dignidade e visão.”

O Fórum apresentará uma vasta programação, funcionando como um balcão único. Entre as atividades previstas, estão a Exposição Diplomática e Empresarial, uma viagem de familiarização ao Arquipélago de Bazaruto e ao Parque Nacional de Maputo, e painéis temáticos sobre integração regional, transporte aéreo, fintech, identidade cultural, entre outros. Uma sessão especial sobre “Céus Abertos na SADC – Diálogo Estratégico para um Mercado Único da Aviação” promete também ser destaque.

As missões diplomáticas foram incentivadas a usar o fórum como meio para partilharem as histórias dos seus países com os moçambicanos, promovendo intercâmbio cultural e compreensão mútua. Ao mesmo tempo, “segundo o portal cartamz”, o evento permitirá uma maior valorização de Moçambique e da diversidade cultural africana.

O ADTIF 2025, desta forma, simboliza a chamada “casa comum” das ambições africanas, com diplomatas de todo o continente convidados a sugerirem oradores, investidores e participantes culturais para o evento. As missões são igualmente encorajadas a mobilizar a diáspora e o setor privado, reforçando a projeção dos seus países através de mostras culturais e conteúdos mediáticos.

A adesão à iniciativa foi bem recebida, com embaixadores comprometendo-se a fortalecer a sua diplomacia económica e cultural, colaborando para uma representação estratégica das suas nações. Este fórum é um marco não só para Moçambique, mas para todo o continente, celebrando a soberania e impulsionando a cooperação e o desenvolvimento através do turismo.