O Presidente Daniel Chapo reuniu-se ontem com membros do Fórum Mulher, uma organização que defende os direitos das mulheres em Moçambique. Durante a audiência, foram discutidas preocupações sobre a inserção das mulheres no diálogo nacional pós-eleitoral e a defesa dos seus direitos fundamentais.
A principal solicitação do Fórum Mulher foi a inclusão ativa das mulheres nas estruturas de diálogo nacional, especialmente após as eleições. “Nós, as mulheres filiadas em todo o país ao Fórum Mulher, queremos ser parte do diálogo pós-eleitoral”, destacou Rafa Valente Machava, presidente do Fórum.
Rafa Machava mencionou que o Presidente Chapo mostrou uma atitude receptiva, expressando confiança nas capacidades das mulheres moçambicanas. “Segundo o portal opais”, o Chefe de Estado acolheu as demandas com entusiasmo e destacou sua confiança no potencial feminino.
Porém, a líder feminista alertou sobre a necessidade de maior representação feminina em posições de decisão, afirmando que a presença de mulheres em posições de destaque, como a Primeira-ministra ou a Presidente da Assembleia da República, por si só, não é suficiente.
O Fórum lembrou que Moçambique já registou momentos de maior equilíbrio de género no Governo, e lamentou o retrocesso. Machava sublinhou a urgência de mais mulheres em cargos ministeriais, reconhecimento com que o Presidente Chapo concordou, reafirmando o seu comprometimento com a continuidade deste processo.
A audiência serviu também para discutir os desafios contínuos que persistem na defesa dos direitos das mulheres no país. Machava afirmou que, embora a situação das mulheres em geral não tenha piorado, é crucial aumentar a visibilidade feminina e a sua inclusão na resolução dos conflitos nacionais.
Preocupada com a violência, a líder do Fórum defendeu que as mulheres devem ser parte relevante nos esforços de paz e reconciliação. Fundado em 1993, o Fórum Mulher reúne diversas organizações dedicadas à promoção dos direitos femininos, combate à violência de género e igualdade social. Para o Fórum, o encontro com o Presidente da República representa um importante passo no diálogo entre o poder político e a sociedade civil.