Home / Tecnologia / Frelimo destaca contributo de jornalistas na estabilidade social

Frelimo destaca contributo de jornalistas na estabilidade social

O partido Frelimo enaltece o contributo essencial da comunicação social na promoção da paz e estabilidade em Moçambique, especialmente através de uma busca constante pela verdade informativa, um esforço que considera digno de aplauso. Este reconhecimento insere-se nas celebrações do Dia da Liberdade de Imprensa, comemorado a 3 de Maio.

Numa carta dirigida ao “Notícias” para assinalar a data, a Frelimo destaca o papel singular desempenhado pelos meios de comunicação, ao funcionarem como veículos de informação e formação para os cidadãos, sempre com os olhos postos num futuro próspero para Moçambique. Consciente dos desafios enfrentados pelos profissionais de imprensa, que incluem a necessidade de melhorar as condições de trabalho e vida, assim como o acesso atempado à informação, a Frelimo sublinha que, em algumas situações, os jornalistas trabalham sem contratos adequados, o que constitui uma violação grave da Lei de Trabalho.

“Segundo o portal jornalnoticias”, a Frelimo apela à sociedade em geral para apoiar estes profissionais, reconhecendo a importância de a liberdade de imprensa andar de mãos dadas com a protecção dos jornalistas, os quais muitas vezes enfrentam ameaças e violência devido ao seu trabalho, especialmente em investigações sobre casos de corrupção. O partido deixa claro a sua postura contrária a quaisquer excessos, injúrias, calúnias ou difamações praticadas por certos meios de comunicação que ferem a reputação de pessoas ou instituições, sob o pretexto de liberdade de expressão.

Por fim, a Frelimo reafirma o seu compromisso com uma cultura de liberdade e patriotismo, instando a sociedade, o Governo e os órgãos de comunicação social a cultivarem relações harmoniosas com os jornalistas, valorizando o seu papel inegociável na construção de uma nação mais justa e esclarecida.