Moçambique e Tanzânia estão a trabalhar na criação de uma fronteira de paragem única, com o objectivo de reforçar as relações comerciais entre ambos os países. Esta iniciativa quer simplificar os processos de passagem fronteiriça e aumentar a eficiência na circulação de mercadorias e pessoas, beneficiando empresas e cidadãos.
A informação foi divulgada esta sexta-feira pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas. Após participar na cerimónia em que o Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu as Cartas Credenciais de Hamad Khamis Hamad, Alto-Comissário designado da República Unida da Tanzânia, a ministra falou aos jornalistas sobre esta importante evolução nas relações bilaterais.
Segundo o portal rm, esta fronteira de paragem única faz parte de um esforço contínuo para intensificar a cooperação entre Moçambique e Tanzânia, permitindo que ambos os países beneficiem do comércio e da movimentação mais eficiente de pessoas. As autoridades esperam que este projecto contribua para a prosperidade económica e o desenvolvimento de zonas transfronteiriças.