Home / Tecnologia / Mulheres pedem inclusão no diálogo político

Mulheres pedem inclusão no diálogo político

Título: Mulheres reivindicam maior inclusão no diálogo político

Num significativo encontro, o Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu hoje representantes do Fórum Mulher, uma rede influente da sociedade civil dedicada à promoção dos direitos das mulheres em Moçambique. A audiência focou-se na participação feminina no diálogo pós-eleitoral e na defesa dos direitos humanos das mulheres moçambicanas.

Sob a liderança de Rafa Machava, a presidente do Fórum, a reunião foi caracterizada como “positiva, acolhedora e promissora”. Machava sublinhou que a solicitação para o encontro foi movida por preocupações que necessitavam ser expostas, e destacou a receptividade do Presidente ao ouvir atentamente as intervenções das representantes.

No cerne das discussões esteve o apelo vigoroso para a inclusão efectiva das mulheres nas estruturas e mecanismos do diálogo nacional, particularmente após as eleições. “Nós, as mulheres filiadas em todo o país ao Fórum Mulher, pretendemos ser parte activa no diálogo pós-eleitoral”, insistiu Machava.

“Segundo o portal jornalnoticias”, Daniel Chapo mostrou-se aberto às questões apresentadas, expressando grande confiança na capacidade das mulheres moçambicanas. A postura do Chefe de Estado foi recebida com gratidão pelas participantes do Fórum.

Embora tenha reconhecido progressos nas questões de género, Rafa Machava sublinhou a necessidade de maior representação feminina nos postos de decisão. Argumentou que a presença de mulheres em poucas posições de destaque não é suficiente, defendendo a ocupação legítima de espaços de poder por mais mulheres.

O Fórum Mulher também relembrou que Moçambique já atingiu uma fase onde havia uma paridade de género mais equilibrada no Governo. Machava lamentou o retrocesso em relação ao passado quando metade dos ministros eram mulheres, apontando para a necessidade de recuperar esse equilíbrio.