**OTM-Central Sindical Advoga Salário Mínimo de 42.950 Meticais para Moçambique**
A Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM-Central Sindical) avança com uma proposta de estabelecer o salário mínimo nacional em 42.950 meticais. Esta proposta surge como uma tentativa de adequação aos desafios económicos e sociais que o país enfrenta actualmente.
Alexandre Munguambe, Secretário-geral da OTM, salienta que o valor proposto tem como base o cenário sócio-económico vigente em Moçambique, marcado pela ausência de um reajuste salarial adequado após as tensões decorrentes das manifestações pós-eleitorais.
Em declarações proferidas durante as celebrações do Dia Internacional do Trabalhador, que ocorreram na cidade de Maputo, Munguambe enfatizou a importância de rever as condições laborais no país. “Segundo o portal rm”, o Secretário-geral destacou que esta proposta reflete a urgência de mitigar o impacto económico vivido pelos trabalhadores moçambicanos.
No Primeiro de Maio, data que simboliza a luta laboral, centenas de trabalhadores de diversos sindicatos fizeram-se presentes na capital, Maputo, para participar na marcha tradicional que reivindica melhores condições de trabalho e salários justos.