A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, sublinhou que a modernização e digitalização, juntamente com a promoção da ciência e inovação nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), são prioridades-chave da agenda governamental para os próximos cinco anos. As suas declarações foram feitas durante a cerimónia de empossamento de Nilsa Miquidade como Secretária Permanente, bem como de Ambrósio Sitoe e Paulo Ricardo para liderarem, respectivamente, o Instituto Ferro-Portuário de Moçambique (IFEPOM) e o Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC).
Segundo Benvinda Levi, estas iniciativas destinam-se a reforçar o uso das TICs, alavancando e expandindo o fornecimento de serviços electrónicos públicos e privados à população. A estratégia inclui também o fomento da economia digital, facilitando a sua integração em plataformas internacionais de grande escala. “A implementação destas acções irá também contribuir para dinamizar o estabelecimento de centros de inovação e incubação tecnológica, assim como a criação de startups digitais que são empresas inovadoras, com custos de manutenção baixo, que conseguem crescer rapidamente, gerar lucros e postos de trabalho, sobretudo para os mais jovens”, destacou.
Segundo o portal jornalnoticias, estas medidas prometem criar um ambiente propício ao surgimento de novas empresas digitais, especialmente beneficiando a juventude, ao fomentar a criação de postos de trabalho e impulsionar o crescimento económico através da inovação tecnológica.