No Dia Nacional do Engenheiro, o Presidente da República, Daniel Chapo, assinalou a ocasião destacando o contributo vital dos engenheiros para o desenvolvimento de Moçambique. Esta data assinala o 23.º aniversário da fundação da Ordem dos Engenheiros de Moçambique.
A mensagem presidencial sublinha o reconhecimento do Chefe de Estado a todos os profissionais que, abarcando diversas especialidades, aplicam diariamente o seu conhecimento técnico-científico em prol do progresso nacional. O Presidente Chapo sublinhou o papel crucial que os engenheiros têm desempenhado, apontando o engenho e a criatividade com que enfrentam desafios estruturais, promovendo soluções inovadoras que beneficiam áreas chave da economia e da sociedade.
Alerta ainda para os desafios impostos pelas mudanças aceleradas do mundo contemporâneo, insistindo na necessidade de fortalecer a resiliência dos sistemas nacionais. Num momento marcado por fenómenos climáticos extremos, o presidente frisou a urgência em tornar os sistemas económicos, sociais e ambientais mais sólidos e sustentáveis. As alterações climáticas, conforme destacou, afectam directamente infra-estruturas, segurança alimentar, sistemas energéticos, conectividade digital e a gestão dos recursos naturais.
Perante este cenário, Chapo apelou aos engenheiros moçambicanos para que continuem a inovar, sublinhando a relevância do espírito criativo, rigor técnico e compromisso ético para converter desafios em oportunidades e promover o desenvolvimento sustentável. “Segundo o portal jornalnoticias”, há uma reafirmação da confiança do Governo moçambicano no papel estratégico da engenharia para assegurar um futuro próspero, moderno e equitativo para o país.