Em Moçambique, o valor dos engenheiros no desenvolvimento do país mereceu um especial reconhecimento do Presidente da República, Daniel Chapo, por ocasião do Dia Nacional do Engenheiro, celebrado a 3 de Maio. Este dia marca também o 23.º aniversário da Ordem dos Engenheiros de Moçambique.
Numa mensagem enviada aos profissionais da engenharia, o Presidente Chapo expressou agradecimentos aos engenheiros moçambicanos que, em diversas áreas de especialidade, aplicam incessantemente o seu conhecimento técnico-científico em prol do avanço nacional. Segundo o portal jornalnoticias, o Presidente destacou o papel fundamental que estes profissionais desempenham face aos desafios estruturais, promovendo soluções inovadoras que impactam positivamente sectores chave da economia e da sociedade.
O Chefe de Estado chamou a atenção para o contexto de rápidas mudanças que o mundo atravessa, assinalando a necessidade de conferir maior resiliência aos sistemas nacionais. Referenciou que as alterações climáticas exercem pressão directa sobre infra-estruturas, segurança alimentar, sistemas energéticos, conectividade digital e gestão dos recursos naturais. Neste contexto desafiante, Chapo incentiva os engenheiros a continuarem empenhados em desenvolver soluções sustentáveis, promovendo o espírito criativo e o rigor técnico com um compromisso ético, para transformar desafios em oportunidades de crescimento sustentável.
Ao concluir a sua mensagem, o Presidente reafirma a confiança do Governo na importância estratégica da engenharia para delinear o futuro de Moçambique, ressaltando que a construção de um país moderno, justo e próspero passa, inevitavelmente, pelo contributo destes profissionais.