Título: Desafios no rácio aluno-professor levantam preocupação
O atual panorama educacional em Moçambique acende um sinal de alerta quanto ao rácio aluno-professor, que tem suscitado grande preocupação no Governo. A ministra de Educação e Cultura, Samaria Tovela, revelou que, no ano passado, o número chegou a 68 alunos por professor, um aumento em comparação aos 65 registados no ano anterior.
Essa revelação ocorreu durante a reunião anual de avaliação de desempenho do setor, realizada na cidade de Maputo. Segundo palavras da ministra, o número de distritos onde o rácio de alunos por professor ultrapassa a marca de 80 aumentou de 18 para 31 em 2024, o que é motivo de maior atenção e preocupação para o Governo.
Conforme destacou Samaria Tovela, essa situação resulta em sobrecarga de trabalho para os professores e compromete a qualidade do ensino oferecido. A ministra argumentou que a raiz do problema está na diminuição da contratação de novos docentes e no aumento das matrículas no ensino primário, fatores agravados pela crise de segurança vivida em Cabo Delgado.
Segundo o portal Jornal Domingo, a questão do rácio aluno-professor é central nos debates sobre como melhorar a educação no país, trazendo à tona a urgência de políticas eficazes para equilibrar essa equação e garantir uma educação de qualidade.