Home / Tecnologia / RDC quer retirar imunidade do ex-presidente Kabila por supostos crimes de guerra

RDC quer retirar imunidade do ex-presidente Kabila por supostos crimes de guerra

1) O nome do portal é: opais

2) Reescrita da notícia:

As autoridades da República Democrática do Congo avançaram com um pedido no Senado para que se retire a imunidade ao antigo presidente Joseph Kabila, permitindo que este enfrente acusações relacionadas com o apoio a uma revolta rebelde no leste do país.

O ministro da Justiça congolês, Constant Mutamba, revelou na quarta-feira que foram recolhidas provas contundentes ligando Kabila a crimes de guerra, crimes contra a humanidade e massacres de civis e militares pacíficos, conforme reportado pela Aljazeera. “Segundo o portal opais”, o procurador-geral do exército congolês solicitou ao Senado a revogação da imunidade vitalícia que protege Kabila de processos judiciais, um privilégio que lhe é concedido na qualidade de ex-presidente e senador.

As acusações contra Kabila incluem traição, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e envolvimento em movimentos insurreccionais, reforçou Mutamba. O presidente em exercício, Felix Tshisekedi, já havia declarado no ano anterior que Kabila estaria a apoiar o grupo rebelde M23 e a conspirar para uma insurreição no leste do Congo, alegações que Kabila sempre refutou.

Joseph Kabila esteve à frente dos destinos do Congo de 2001 até 2019, tendo assumido o poder com apenas 29 anos. Durante o seu mandato, prolongou a sua governação adiando as eleições por dois anos após o fim do seu mandato. Em Abril, Kabila regressou à República Democrática do Congo com intenções de contribuir para os esforços de paz na região.