Home / Tecnologia / SNJ alerta para riscos do uso da Inteligência Artificial

SNJ alerta para riscos do uso da Inteligência Artificial

O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) lançou um aviso sobre os riscos associados à utilização da Inteligência Artificial (IA) no mundo jornalístico, especialmente num contexto como o de Moçambique, onde ainda são necessárias reformas legislativas para regulamentar o uso das novas tecnologias de comunicação e informação. No entanto, o SNJ reconhece que a IA pode trazer vantagens, como a melhoria na eficiência do trabalho dos jornalistas, maior acesso à informação em múltiplas línguas e análise de dados mais precisa.

Este aviso surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que será celebrado amanhã, com o tema “Reportagem no admirável mundo novo – o impacto da inteligência artificial na liberdade de imprensa e na media”. Entre os riscos apontados pelo Sindicato está a disseminação de desinformação, a propagação de informações enganadoras e a potencial vigilância sobre os jornalistas. “Por isso, o SNJ defende o recurso responsável às ferramentas proporcionadas pela inteligência artificial”, sublinham os representantes da classe.

Simultaneamente, a UNESCO destaca que a IA está a revolucionar a prática jornalística, fornecendo ferramentas valiosas para o jornalismo investigativo, a criação de conteúdos e a verificação de factos. Segundo o portal jornalnoticias, esta transformação representa tanto um desafio quanto uma oportunidade para o futuro do jornalismo.