Home / Tecnologia / Vaticano monta chaminé na Capela Sistina

Vaticano monta chaminé na Capela Sistina

**Preparativos para o Conclave: Chaminé Erguida na Capela Sistina**

A movimentação no Vaticano intensifica-se com os preparativos para o Conclave que se avizinha. Em destaque está a montagem da emblemática chaminé no cume da Capela Sistina. Este símbolo tem uma missão clara: comunicar ao mundo o aguardado resultado da eleição papal. Quando o fumo branco emergir da chaminé, será sinal de que os cardeais chegaram a um consenso e que a Igreja Católica tem um novo líder. Por outro lado, caso seja avistado fumo preto, significará que os cardeais não lograram alcançar os necessários dois terços dos votos, necessitando então de repetir a votação.

A importância deste evento global é assinalada pelo alvoroço dos media, que, a partir de quarta-feira, terão os olhos fixos naquela estrutura histórica. A última vez que a chaminé foi erguida foi há 12 anos, durante o Conclave que resultou na eleição do Papa Francisco. Naquele ano de 2013, as deliberações foram concluídas num período inferior a 48 horas.

Os cardeais continuam a chegar ao Vaticano, dedicando-se a extensas discussões a respeito do futuro da Igreja Católica e do perfil ideal que o novo Papa deverá ter para enfrentar os desafios contemporâneos. Estas importantes reuniões incluem cardeais de todas as idades, mesmo aqueles que, por terem ultrapassado os 80 anos, não poderão participar na votação do Conclave. Segundo o portal “jornalnoticias”, estas conversações são cruciais para moldar o futuro da Instituição e preparar o terreno para a decisão que se aproxima.